Espere, estamos aqui para te ajudar!

Quero que entrem
em contato comigo
Já encontrei
o que eu precisava
Não me interessei
em nada

A experiência também pede cuidados no trânsito

Publicado em: 31/05/2019

A expectativa de vida mundial vem crescendo e a tendência é que o número de idosos se torne cada vez maior em relação ao de jovens. Um estudo do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), de 2012, divulgado em matéria do site BBC, registra que, em 2000, pela primeira vez, a população idosa do planeta superou a infantil (com menos de 5 anos) e prevê que, até 2050, o faça também em relação à jovem (com menos de 15), quando chegará à marca de 2 bilhões de pessoas, ou seja, 20% do total da população. Estima-se que, em 2022, já tenha sido atingido o quantitativo de 1 bilhão de idosos, significando que, ao fim da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, o número de pessoas com mais de 60 anos terá aumentado em quase 200 milhões no mundo todo. Tais mudanças no perfil demográfico significam mais idosos circulando no espaço público e reforçam a necessidade de maior investimento em políticas públicas, principalmente, em termos de acessibilidade.

Na contramão desse aumento da longevidade, a violência no transito vem vitimando cada vez mais essa parcela da população brasileira nos últimos anos tivemos um aumento de vitimais fatais com idade superior a 60 anos, também dados preocupante é que grande parte da vítimas por atropelamentos são idosos, na condição de pedestre, sendo que essa pessoas constitui um grupo mais vulnerável, geralmente em função da sua fragilidade e mobilidade reduzida.

Os acidentes de transito envolvendo idosos costumam causar traumas e lesões mais graves e uma recuperação mais lenta, por isso devemos ter cuidados.

Quanto Condutor:

*Utilizar sempre cinto de segurança

*Procurar fazer trajetos que conheça e ter sempre o caminho planejado antes de sair

*Sinalizar as manobras com antecedência

*Manter distância regulamentar dos outros veículos

*Com chuva e neblina manter os faróis ligados e cuidar com a pista molhada

*Redobrar a atenção ao entardecer e a noite

* Passear preferencialmente acompanhado ao invés de sozinho

* Se usar medicação, verificar com o médico se não prejudica o ato de dirigir.

Quanto Pedestres:

*Procurar transitar em locais menos movimentado e bem sinalizado

*Escolher horários de menor movimento e com claridade do dia

*Em dias de chuva, cuidar para não bloquear a visão com sombrinhas e guarda-chuvas

*Evitar andar com muitas sacolas ou peso excessivo para não perder o equilíbrio os se cansar

*Caminhar nas calcadas, andar longe do meio fio e ter atenção as saídas de garagens

*Sempre que possível atravessar na faixa de pedestres

*Nas ruas sem sinalização, atravessar no meio da quadra, onde a melhor visibilidade

*Só descer da calcada quando tiver certeza que a tempo suficiente para concluir a travessia

*Ao aguardar para fazer a travessia, não ficar atrás de obstáculos, que dificultam a visão do motorista. Ver e ser visto e essencial para segurança no trânsito.

Alguns direitos dos idosos que envolve o transito


Assento preferencial
– o estatuto do idoso assegura que sejam destinados 10% dos acentos disponíveis nos veículos de transporte coletivo para idosos, os quais devem estar devidamente identificados.

Vagas para estacionamento – 5% das vagas das vagas nos estacionamentos públicos e privados (em Horizontina pode ser feito junto ao departamento do transito na secretaria de obras. E gratuito e precisar levar (RG, comprovante de residência, CNH do motorista ).

Renovação da CNH –o código de transito brasileiro não estabelece uma idade máxima para dirigir, apenas exige que, após os 65 anos de idade, a carteira de habilitação seja renovada de três em três anos ou em situações especiais, num intervalo menor.