Semana Mundial de Segurança no Trânsito será dedicada às crianças

Semana Mundial de Segurança no Trânsito será dedicada às crianças

No mês que marca o quarto ano da Década Mundial pela Segurança no Trânsito, a ONU convoca seus países membros a pensar na segurança das crianças. A 3ª Semana Mundial de Segurança Trânsito, que começa na próxima segunda (04), e se estende até o dia 10 de maio, deverá mobilizar governos e sociedade civil para evitar os acidentes que provocam a morte de 186,3 mil crianças e adolescentes a cada ano em todo o mundo.

No Estado, o Detran/RS está incentivando prefeituras, secretarias de educação, CFCs, universidades e outros órgãos a participar, promovendo ações que chamem atenção para os problemas locais e busquem soluções específicas para proteger as crianças e adolescentes.

Panorama mundial

O total de crianças vítimas de acidentes representa um menor de 18 anos morto a cada quatro minutos no trânsito do mundo. Relatório da Organização Mundial de Saúde aponta que 95% desses acidentes acontece em países de baixa e média renda, incluindo o Brasil. Nas Américas, o índice em 2012 era de 6,9 mortes a cada 100 mil habitantes nesses países.

Segundo o relatório, meninos são duas vezes mais propensos a sofrer acidentes de trânsito do que meninas. As crianças estão mais vulneráveis andando a pé ou como passageiros de veículos. Entre as vítimas de trânsito menores de 18 anos, 38% estavam na condição de pedestres, 36% como passageiros de veículos, 14% em motocicletas e 6% como ciclistas.

A OMS desenvolveu uma lista de 10 recomendações para manter as crianças seguras nas estradas: controlar a velocidade, reprimir o uso de álcool por motoristas, utilizar capacetes (ciclistas e motociclistas) e assentos infantis para todas as crianças nos veículos,  melhorar a capacidade das crianças verem e serem vistas no trânsito, elevar a qualidade infraestrutura viária, adequar o design dos veículos à proteção das crianças, reduzir os riscos para os adolescentes no trânsito através da habilitação gradual para motoristas, prover cuidados de saúde adequados para crianças feridas no trânsito e supervisionar as crianças nas ruas.

Para mais informações sobre a Semana acesse o blog DecadaRS, o site da OMS e o site da campanha.

 

CFC Bianchi - HÁ 20 ANOS FORMANDO CONDUTORES