PROJETO MAIO AMARELO - #MINHAESCOLHAFAZADIFERENÇA

PROJETO MAIO AMARELO - #MINHAESCOLHAFAZADIFERENÇA

PROJETO:    



#MinhaEscolhaFazADiferença



 1.    Justificativa



    Frente ao quadro atual do trânsito em nossa cidade, assim como na sociedade em geral, em que muitos motoristas e pedestres não seguem as leis, o que pode provocar a ocorrência de vários acidentes de trânsito. Os dados estatísticos mostram índices preocupantes.



Para as pessoas se conscientizarem desse perigo faz se necessário a elaboração de campanhas para a educação no trânsito, que chamam a atenção para a necessidade de respeitar a faixa de pedestres, usar o cinto de segurança, não dirigir alcoolizado, utilizar a cadeirinha para crianças no carro, não usar o celular ao dirigir etc.



  O CFC voltado a educação no trânsito não se limita apenas a ensinar regras de circulação, mas também deve contribuir para formar cidadãos responsáveis, autônomos, comprometidos com a preservação da vida.  



2.     Objetivos



   Espera-se ao final das atividades desenvolvidas:



    - atingir o maior número de pessoas envolvidas no trânsito, para que aos poucos tenham uma maior consciência de que são parte do todo e sendo assim são responsáveis pelas suas atitudes e educação no ambiente em que convivem e dessa forma façam a diferença no trânsito,



   - alertar sobre a necessidade de cuidados em relação à bebida e direção, (entre outras orientações) visto que os jovens estão em uma idade de autoafirmação e onde muitos já começam a dirigir sem carteira;



   - Buscar a conscientização e fazer com que pensem como futuros motoristas, voltados a segurança no trânsito.



     3.      Metas  



    Almeja-se que no mínimo 80 por cento dos condutores que frequentam o CFC participem e envolvam-se na campanha.



     4.      Metodologia



     Os conteúdos serão abordados através de slides elaborados com vídeos específicos que serão visualizados através da data show.



     Serão realizados trabalhos em sala de aula, com turmas teóricas de primeira habilitação buscando um olhar crítico e voltado para seu comportamento como futuros condutores.



    Os trabalhos serão expostos no CFC e concluído com debates sobre o assunto e opiniões dos alunos.



    Serão passados imagens e vídeos na sala de espera, para que os clientes que frequentarem o CFC estejam conscientes da campanha.



    Para tornar a proposta trabalhada nesse projeto permanente nas escolas, ao longo do ano letivo será abordada a maneira correta de se portar no trânsito, através de qualquer situação onde seja possível tratar desse tema.



Material de Apoio:



Vídeos



Pen drive



Data show



Folhas em Papel Pardo, Folhas em branco, canetas e Cartolina.



Código de Trânsito Brasileiro



Fontes de pesquisa:



Denatran, Detran RS, http://maioamarelo.com/o-movimento/#more-4 ,



Detran PR



                                       Relatório da Atividade:




  1. Local da ação:



O trabalho foi realizado com alunos da turma teórica no turno da noite, no dia 04/05/2017, em que inicialmente foi passado o tema da campanha do maio amarelo com o vídeo tema e uma breve apresentação do objetivo da campanha promovendo a reflexão quanto a questão.



Em seguida formou-se dois grupos entre os alunos, foram distribuídos canetas de diversas cores e uma folha de papel pardo para que colocassem suas ideias.



Os cartazes foram expostos no CFC.



Em um segundo momento, foi realizado com alunos da turma teórica na parte da tarde no dia 29/05/2017, uma apresentação da campanha com vídeos sobre causas de acidentes, em seguida foram distribuídos papeis em branco para que os alunos respondessem à pergunta no slide “ COMO EU ESCOLHO FAZER A DIFERENÇA? ”, cada um expôs sua ideia com o auxílio da instrutora e da Diretora de Ensino em que todos participaram e debateram sobre as causas de acidentes e como fariam para evita-los.



As ideias foram coladas em cartolina e expostas no CFC.




  1. Público-alvo:



Jovens candidatos a condutores.




  1. Objetivo:



Nosso objetivo foi conseguir atingir o maior número de pessoas envolvidas no trânsito, para que aos poucos tenham uma maior consciência de que são parte do todo e sendo assim são responsáveis pelas suas atitudes e educação no ambiente em que convivem e dessa forma façam  a diferença no trânsito, aos jovens conseguimos alertar sobre a necessidade de cuidados em relação à bebida e direção, (entre outras orientações) visto que estão em uma idade de autoafirmação e onde muitos já começam a dirigir sem carteira e se mostrar para os amigos, idade em que não veem a hora de fazer sua CNH para usufruir de sua tão esperada liberdade de ir e vir sem depender de ninguém, o que às vezes nem acontece ou demora a acontecer, pois, já se envolvem em acidentes antes mesmo de fazer sua CNH. Com principal objetivo de que enquanto CFC e educadores de trânsito contribuirmos e formemos bons condutores, conscientes de que a primeira habilitação não significa apenas conquistar a CNH e sim fazer sua parte obedecendo às regras básicas seguindo assim dicas preciosas para sua segurança e dos demais envolvidos no trânsito, sejam eles motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas etc.



Considerações Finais:



O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.



Neste sentido os objetivos do Projeto #MinhaEscolhaFazADiferença foram alcançados, uma vez que se envolveram no projeto toda equipe do CFC Bianchi assim como tivemos uma excelente participação de alunos que demonstraram interesse nas atividades.



Os trabalhos expostos foram vistos por todos os clientes e frequentadores do CFC Bianchi e autorizados a serem compartilhados em mídias sociais.



Portanto, a participação do CFC Bianchi na Campanha do Maio Amarelo vai muito além do laço amarelo exposto, tem como intenção primeira colocar a necessidade de a sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.


CFC Bianchi - HÁ 20 ANOS FORMANDO CONDUTORES